Notícias

Brasil registra recorde histórico na produção de biocombustíveis para o último ano

Os dados foram informados na quinta-feira pela Secretaria de Comunicação Social, citando o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, que revela uma produção de 43 bilhões de litros de etanol e biodiesel em 2023.
Brasil registra recorde histórico na produção de biocombustíveis para o último anoGettyimages.ru / luoman

O setor de energia renovável atingiu um marco histórico no ano passado, apresentando um acréscimo robusto no Brasil, informou na quinta-feira a Secretaria de Comunicação Social, citando dados do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024.

"Esses resultados fortalecem a posição do Brasil como líder na produção e uso de biocombustíveis no cenário global, contribuindo significativamente para a matriz energética nacional, e para a redução das emissões de gases de efeito estufa, apontou o ministro de Minas e Energia", Alexandre Silveira, acrescentando que o país está na liderança da transição energética justa e inclusiva, o que traz desenvolvimento econômico para a população brasileira.

O estudo observa que o etanol se destacou mais como um recurso energético alternativo, registrando um aumento de 13,5%, totalizando 35,4 bilhões de litros produzidos.

No que se refere ao biodiesel, a produção nacional foi de mais de 7,5 bilhões de litros, o que representa alta de 12% desde o 1º de abril de 2023.

Destaque regional

O Sudeste, de acordo com o comunicado, é um líder na produção nacional de etanol, com um volume de 17,2 bilhões de litros, o que corresponde a 48,5 do total produzido no Brasil.

Além disso, a região Sudeste também é a maior produtora de biodiesel, outro tipo de biocombustível, com 3,1 bilhões de litros.