Notícias

Rússia não foi afetada pelos problemas técnicos globais

"A situação com a Microsoft mostra, mais uma vez, a importância da substituição de importação de software estrangeiro, especialmente em instalações de infraestrutura de informações críticas", afirmou o porta-voz do Ministério de Desenvolvimento Digital da Rússia.
Rússia não foi afetada pelos problemas técnicos globaisLegion-media.ru / Wang Gang

Uma falha global nos sistemas da Microsoft destaca a necessidade de abandonar software estrangeiro em infraestruturas críticas, manifestou o porta-voz do Ministério de Desenvolvimento Digital, Comunicações e Mídia de Massa da Rússia nesta sexta-feira.

Os aeroportos russos não tiveram nenhum problema, enquanto vários países do mundo registram atrasos nos voos, no gerenciamento de bagagens e no check-in. 

"A situação com a Microsoft mostra, mais uma vez, a importância da substituição de importação de software estrangeiro, especialmente em instalações de infraestrutura de informações críticas", disse o porta-voz do Ministério.

Comentando sobre a enorme falha informática, o representante da Agência Federal de Transporte Aéreo manifestou que a aviação civil nacional introduziu um software especializado de desenvolvimento local há vários anos e que a substituição de importações continua. "O transporte aéreo da Rússia, suas companhias aéreas e os aeroportos estão funcionando normalmente, os voos estão operando conforme planejado", observou. 

Embora os bancos de vários países tenham sido afetados pelo colapso dos sistemas informáticos, o Sberbank, uma das principais instituições financeiras da Rússia, informou que tudo está funcionando sem falhas e que "nenhum problema foi detectado".

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, comentou sobre o impacto da interrupção da Microsoft nos recursos do Governo, dizendo que tudo no Kremlin está funcionando sem interrupção.