Grave falha global de computadores afeta bancos, aeroportos e muito mais

Uma atualização defeituosa do provedor de segurança cibernética CrowdStrike é a causa da interrupção global.

Diversos serviços de informática, incluindo os oferecidos pela empresa de tecnologia Microsoft, sofreram problemas em várias partes do mundo devido a um incidente com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, conforme registrado nas redes sociais e informado pelo canal de televisão NBC na sexta-feira.

O problema afetou várias emissoras, bem como bancos, serviços de trem e companhias aéreas, algumas das quais foram forçadas a atrasar voos em países como os EUA e a Espanha.

De acordo com o The Wall Street Journal, a interrupção deixou milhares de usuários impossibilitados de acessar suas plataformas de computação em nuvem e os serviços do Microsoft 365.

Os alarmes sobre falhas técnicas começaram a soar na Austrália e se espalharam para a Europa, os EUA e outros lugares. No país oceânico, o Governo chegou a realizar uma reunião de emergência para discutir o problema. 

"Até onde sabemos, essa interrupção está relacionada a um problema técnico com uma plataforma de software de terceiros usada pelas empresas afetadas", disse a Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, tenente-general Michelle McGuinness, em um comunicado.

A Microsoft informou que seus serviços "continuam a passar por melhorias contínuas" enquanto tenta tomar medidas de mitigação, convidando os usuários afetados que desejam mais informações a verificar com o centro de administração.

Posteriormente, a gigante da tecnologia disse que havia determinado a causa subjacente e que a maioria dos serviços havia sido restaurada, embora tenha indicado que alguns clientes ainda podem ter alguns problemas, dependendo de sua região.

A CrowdStrike emitiu uma mensagem telefônica gravada, dizendo que estava ciente dos relatos de falhas no sistema operacional Windows da Microsoft relacionadas ao seu sensor Falcon, quando um repórter da Reuters ligou para o suporte técnico da empresa.

De acordo com o portal The Verge, uma atualização defeituosa do fornecedor de segurança cibernética CrowdStrike é a causa da interrupção global.

Na Europa, a companhia aérea irlandesa Ryanair teve problemas, enquanto nos EUA, todos os voos de várias companhias aéreas importantes - incluindo Delta, United e American Airlines - foram afetados devido ao problema técnico.