O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a venda de empresas e ativos públicos ao anunciar a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25).
Durante o discurso, Lula afirmou que propostas de venda da Petrobras surgem de forma recorrente no país. Segundo o presidente, quando a privatização da empresa não avança, partes da estatal passam a ser negociadas.
"Porque vira e mexe aparece um governante nesse país que quer vender a Petrobras. Vira e mexe, aparece alguém que faz denúncia, que acusa de uma empresa cara, que acusa de uma empresa deficitária e começa a querer vender a Petrobras. E quando eles percebem que não vão começar e não vão poder vender a Petrobras, eles começam a vender pedaços da Petrobras. E vai vendendo por pedaço", explicou.
Lula questionou os resultados da privatização da BR Distribuidora para a população brasileira.
"Eu queria que aparecesse um gênio aqui, na frente da imprensa, um gênio, e explicasse o que o povo brasileiro ganhou com a privatização da BR distribuidora. Eu quero que apareça um gênio para explicar ao mais humilde dos brasileiros o que o Brasil ganhou com a gente privatizando a BR".
O presidente também citou a venda da Liquigás e relacionou a participação da Petrobras no setor à regulação do preço do gás de cozinha.
"O que o Brasil ganhou quando venderam a Liquigás? Uma empresa que eu tinha comprado para que a Petrobras participasse da regulação do preço de gás de cozinha — que sai da Petrobras a menos de 40 reais e chega para o povo a 170, 160 reais. Eu queria que alguém me explicasse", pontuou.
Ao concluir a crítica às privatizações, Lula dirigiu-se à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e questionou as vantagens da venda da Eletrobras. "Aliás, ô Magda, eu gostaria que alguém me explicasse por que privatizar a Eletrobras".