
'Qual foi o ganho do Brasil?' Lula faz forte críticas às privatizações no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a venda de empresas e ativos públicos ao anunciar a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25).
Durante o discurso, Lula afirmou que propostas de venda da Petrobras surgem de forma recorrente no país. Segundo o presidente, quando a privatização da empresa não avança, partes da estatal passam a ser negociadas.
‼️'Qual foi o ganho do Brasil?' Lula faz forte críticas às privatizações no país
— RT Brasil (@rtnoticias_br) June 25, 2026
Governo retomará as obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Mato Grosso do Sul. Anúncio foi acompanhado de críticas ao processo de privatização de empresas no país. pic.twitter.com/l1GcnOMjgi
"Porque vira e mexe aparece um governante nesse país que quer vender a Petrobras. Vira e mexe, aparece alguém que faz denúncia, que acusa de uma empresa cara, que acusa de uma empresa deficitária e começa a querer vender a Petrobras. E quando eles percebem que não vão começar e não vão poder vender a Petrobras, eles começam a vender pedaços da Petrobras. E vai vendendo por pedaço", explicou.
Lula questionou os resultados da privatização da BR Distribuidora para a população brasileira.
"Eu queria que aparecesse um gênio aqui, na frente da imprensa, um gênio, e explicasse o que o povo brasileiro ganhou com a privatização da BR distribuidora. Eu quero que apareça um gênio para explicar ao mais humilde dos brasileiros o que o Brasil ganhou com a gente privatizando a BR".
O presidente também citou a venda da Liquigás e relacionou a participação da Petrobras no setor à regulação do preço do gás de cozinha.

"O que o Brasil ganhou quando venderam a Liquigás? Uma empresa que eu tinha comprado para que a Petrobras participasse da regulação do preço de gás de cozinha — que sai da Petrobras a menos de 40 reais e chega para o povo a 170, 160 reais. Eu queria que alguém me explicasse", pontuou.
Ao concluir a crítica às privatizações, Lula dirigiu-se à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e questionou as vantagens da venda da Eletrobras. "Aliás, ô Magda, eu gostaria que alguém me explicasse por que privatizar a Eletrobras".
