Notícias

Coreia do Sul reinicia transmissões de propaganda na fronteira

A medida é uma resposta aos lançamentos de balões do país vizinho.
Coreia do Sul reinicia transmissões de propaganda na fronteiraAP / Im Sun-suk/Yonhap

A Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira que retomou as transmissões de propaganda em alto-falantes voltadas para a vizinha República Popular Democrática da Coreia, do outro lado da fronteira comum, em resposta à retomada dos lançamentos de balões de lixo por Pyongyang.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul detalhou que as transmissões começaram na noite de quinta-feira e continuaram na manhã desta sexta-feira em áreas onde foram detectados lançamentos de balões. "A continuação dessa resposta militar dependerá inteiramente das ações da Coreia do Norte", asseverou a agência de comando em um comunicado.

Esta é a primeira vez desde 9 de junho que os militares sul-coreanos retomam as transmissões por alto-falantes. Quando o fizeram pela primeira vez após 11 anos, em 2015, a República Popular Democrática da Coreia disparou tiros de artilharia através da fronteira, provocando uma troca de tiros, mas não houve registro de vítimas nessa escalada.

A Coreia do Sul detectou um novo lançamento de balões de lixo do país vizinho na quinta-feira. Desde o final de maio, mais de 2.000 desses lançamentos foram feitos em resposta a ativistas sul-coreanos que enviaram panfletos políticos pela área de fronteira.

Na terça-feira, a irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong, afirmou que Seul "pagará um preço horrível e caro" por lançar panfletos de propaganda no território da península do norte.