
'Se alguém vier te matar, levante-se e o mate primeiro', diz Netanyahu sobre estratégia de Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, defendeu na quarta-feira (24) durante a conferência anual Muni Expo 2026, em Tel Aviv, a adoção de ações militares preventivas e rejeitou qualquer forma de negociação ou contenção que possa colocar em risco a segurança do país.

Netanyahu enfatizou que a proteção do Estado deve prevalecer sobre qualquer outro interesse, afirmando que a segurança não é alcançada por meio de declarações ou palavras, mas sim por "força e determinação". "Nossos antepassados já sabiam disso: 'se alguém vier para te matar, levanta-te e mata-o primeiro'", declarou.
O primeiro-ministro destacou que um dos objetivos centrais do país durante o conflito foi romper com conceitos tradicionais de segurança e superar "a barreira do medo", lembrando que as decisões mais difíceis — como a invasão de Rafah (no sul da Faixa de Gaza) ou a operação no Líbano — foram tomadas contra a recomendação de alguns assessores e aliados internacionais.
Comentando a ofensiva contra o Irã, Netanyahu relatou um diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes do início do conflito no Oriente Médio. Segundo o primeiro-ministro israelense, ele não buscou permissão, mas informou o plano de ação ao mandatário americano. Netanyahu afirmou que, apesar de alertas prévios de que a operação seria inviável, Trump acabou se unindo à iniciativa, o que ele classificou como uma decisão final e de grande importância.
