Venezuela registra 32 mortes e mais de 700 feridos após fortes terremotos

A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, divulgou o balanço da tragédia até o momento.

Os dois terremotos consecutivos de alta magnitude registrados na Venezuela causaram, até o momento, 32 mortos e mais de 700 feridos que receberam atendimento em centros de saúde, informou a presidente encarregada, Delcy Rodríguez, durante um balanço atualizado. A autoridade precisou que os números divulgados ainda não incluem os dados do estado de La Guaira e destacou que ainda há pessoas presas sob os escombros de prédios e residências desabadas.

O fenômeno sísmico causou danos significativos no Distrito Capital e nos estados de Miranda e La Guaira, além de danos que ainda estão sendo avaliados em Aragua, Carabobo e Falcón. As autoridades do Sistema Nacional de Emergência e Proteção Civil permanecem mobilizadas nas áreas afetadas com o objetivo prioritário de resgatar aqueles que ainda se encontram sob os escombros. As equipes de resgate trabalham na remoção de materiais, enquanto os centros de saúde continuam recebendo os feridos.

O estado de La Guaira foi declarado zona de desastre devido ao desabamento de dezenas de edifícios. O governo suspendeu as aulas e as atividades laborais não essenciais, habilitou abrigos para os desabrigados e acionou a rede de saúde em nível nacional. Rodríguez agradeceu a solidariedade internacional e anunciou a chegada de equipes de resgate dos Estados Unidos, da República Dominicana, de El Salvador, do México e do Catar, bem como ajuda humanitária da China, do Brasil e de países do Caribe.