Notícias

Zelensky adverte à UE que Putin pode "tentar" alguns líderes

O líder do regime ucraniano condenou as tentativas de conversar com a Rússia pelas costas de Kiev, referindo-se à "missão de paz" do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán.
Zelensky adverte à UE que Putin pode "tentar" alguns líderesGettyimages.ru / Andrzej Iwanczuk/NurPhoto

O presidente russo, Vladimir Putin, pode tentar se aproximar de certos países ou partidos em sua tentativa de minar a unidade da União Europeia (UE), alertou nesta quinta-feira o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.

Em discurso na cúpula da Comunidade Política Europeia em Woodstock (Reino Unido), Zelensky pediu aos países europeus que se mantenham unidos em seu apoio a Kiev.

"Putin não consegue manter relações com líderes realmente fortes e essa é a nossa vantagem, mas só continuará sendo uma vantagem enquanto estivermos unidos", afirmou.

"Ele pode tentar se aproximar de vocês ou se dirigir individualmente a alguns de seus parceiros, tentando tentá-los ou pressioná-los, chantageá-los, de modo que um de vocês traia os demais, enfraquecendo nossa unidade", alertou.

O apelo de Zelensky pela unidade veio após o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, que também participa da plataforma de discussão, ter feito uma viagem a Moscou em 5 de julho no que ele chamou de "missão de paz", que também incluiu visitas a Kiev e Pequim, bem como uma reunião com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

"Se alguém na Europa tentar resolver questões pelas costas de outros ou mesmo às custas de outros, se alguém quiser fazer algumas viagens à capital da guerra para conversar e talvez prometer algo contra nossos interesses comuns ou às custas da Ucrânia ou de outros países, então por que deveríamos considerar essa pessoa", disse Zelensky durante seu discurso no Palácio de Blenheim.