Notícias

Irã descreve o memorando de entendimento como uma 'declaração de derrota dos EUA'

O memorando foi resultado da resistência da nação persa, destacou o chefe da equipe de negociação iraniana, Mohammad Ghalibaf.
Irã descreve o memorando de entendimento como uma 'declaração de derrota dos EUA'Gettyimages.ru / Hamed Malekpour

O memorando de entendimento entre os EUA e o Irã se tornou a confirmação do fracasso de Washington, declarou o presidente do Parlamento iraniano e chefe da equipe de negociação da República Islâmica, Mohammad Ghalibaf, nesta quarta-feira (24), conforme citado pela emissora iraniana IRIB.

"O entendimento de Islamabad não foi resultado de pressão e coerção, mas sim da resistência e da autoridade da corajosa nação iraniana. Portanto, o Memorando de Entendimento de Islamabad se tornou uma declaração da derrota dos Estados Unidos", enfatizou na 20ª sessão da Conferência da União dos Parlamentos dos Estados-Membros da Organização de Cooperação Islâmica (OCI), realizada em Baku, Azerbaijão.

«ACORDO ENTRE EUA E IRÃ PREVÊ REPARAÇÃO BILIONÁRIA E SUSPENSÃO DAS SANÇÕES; CONFIRA TODOS OS PONTOS»

Ghalibaf afirmou ainda que o futuro da região será determinado não pela competição, mas pela cooperação, acrescentando que Teerã está preparada para assinar acordos de segurança com os países do Golfo Pérsico.

No dia 18 de junho, foi noticiado que os Estados Unidos e o Irã assinaram um memorando de entendimento. No entanto, os dois lados ainda precisam chegar a um acordo sobre diversas questões, incluindo a navegação pelo Estreito de Ormuz e oprograma nuclear iraniano.