Sentar-se em silêncio antes de uma longa viagem ou cuspir três vezes ao planejar algo - entenda alguns costumes da cultura russa

Como qualquer povo do mundo, os russos têm suas crenças e superstições populares que vêm desde os tempos antigos. Confira quais são.

Muitas crenças e superstições populares têm sido mantidas na cultura russa desde os tempos antigos, sem as quais a cultura russa e a vida cotidiana são inconcebíveis. A crença nessas superstições, como geralmente acontece, tem suas origens na época em que a humanidade ainda não possuía quase nenhum conhecimento científico e precisava explicar vários fenômenos naturais e eventos da vida cotidiana.

Embora vários séculos tenham se passado desde então, muitas crenças e superstições tradicionais penetraram tão profundamente na consciência das pessoas que, mesmo agora, com todos os avanços da ciência e da tecnologia, elas continuam a influenciar a vida dos russos.

Viagens e estradas

Muitas superstições do povo russo estão relacionadas à estrada. É costume sentar-se em silêncio sozinho ou com a família ou amigos por alguns minutos antes de sair em uma longa viagem para garantir uma jornada bem-sucedida. Acredita-se que um minuto de silêncio ajuda os viajantes a se concentrarem e a se prepararem mentalmente para a viagem. Voltar para casa imediatamente após o início de uma viagem é um mau presságio que prenuncia um caminho tortuoso. Se o viajante precisar voltar para casa, para evitar a má sorte, ele deve se olhar no espelho antes de sair pela segunda vez.

Se o dia da partida estiver chuvoso, é um sinal que prenuncia uma boa viagem, já que, segundo as crenças antigas, a chuva lava a tristeza e os males. Encontrar uma mulher na estrada com baldes cheios de água é um bom sinal, enquanto uma mulher com baldes vazios é um mau presságio para o viajante. 

Dinheiro e abundância

Um grande número de superstições se refere ao dinheiro e indica a abundância ou escassez de recursos no futuro. Assim, deixar garrafas vazias sobre a mesa é um sinal de falta de dinheiro, assim como limpar migalhas da mesa com a mão. Assobiar dentro de casa também é uma atividade que pressagia escassez de recursos econômicos ou problemas financeiros.

Se uma pessoa der uma carteira de presente a alguém, ela deverá conter uma moeda ou uma nota de banco, o que significa que sempre estará cheia de dinheiro. Além disso, é melhor não emprestar dinheiro após o pôr do sol, já que a dívida não será paga. Antigamente, acreditava-se que o pôr do sol simbolizava o início do "reinado das trevas", quando as forças das trevas tentavam antagonizar as pessoas.

Utensílios e objetos da vida cotidiana

Muitos objetos usados na vida cotidiana também estão entre as superstições do povo russo. Por exemplo, se uma peça de louça quebrar, é um bom sinal. Seguindo essa tradição, os recém-casados tradicionalmente quebram pratos e copos durante as festividades de casamento para uma vida conjugal feliz. Essas superstições são populares não apenas na Rússia, mas também em outros países, mas manter louças quebradas em casa é considerado um "ímã" de má sorte.

Os talheres também são um item doméstico sujeito a superstições. Se um garfo cair no chão, significa que uma mulher logo chegará em casa; se uma faca cair, um homem chegará; e se for uma colher que cair, um convidado chegará. Se não quisermos que isso aconteça, devemos bater no chão com os talheres e dizer "fique em casa".

Uma peça de roupa virada do avesso pressagia que a pessoa será agredida. Para evitar isso, ela deve pedir aos parentes que lhe batam nas costas. Um presságio de conflito é quando o sal é derramado durante uma refeição. Nesse caso, a pessoa deve dar um tapa na própria testa ou rir para afastar maus presságios.

Animais

Há também muitas superstições russas tradicionais relacionadas a animais. O sinal mais conhecido de má sorte é quando um gato preto cruza a rua. Mas isso só é verdade se o gato cruzar o caminho de um homem, correndo da direita para a esquerda. Caso contrário, é um sinal de boa sorte. Com as mulheres, essa superstição funciona ao contrário.

Outro mau presságio é um pássaro voando para dentro de uma casa. De acordo com crenças antigas, as almas dos mortos vivem nos pássaros e, portanto, um pássaro que voa para dentro de uma casa causa a morte de um de seus habitantes. É aconselhável soltar o pássaro o mais rápido possível e tentar não passar a noite seguinte na casa. Uma borboleta que entra em uma casa também é um presságio de males para o lar.

Partes do corpo e números

Outro grupo de superstições populares está ligado ao corpo humano. Assim, se uma pessoa tiver soluços, significa que alguém está se lembrando dela. Um zumbido no ouvido direito é um presságio de boas notícias, e no ouvido esquerdo, de más notícias. Se o olho direito de alguém coçar, isso indica alegria e felicidade, enquanto que quando o olho esquerdo coça, é sinal de lágrimas no futuro.

É muito comum ver um russo fazer o gesto de cuspir três vezes. Isso é feito para afastar a má sorte, especialmente ao fazer planos ou expressar desejos.

Vários ritos e superstições relacionados aos números também são preservados na vida russa. Por exemplo, o número 13, que há muito tempo é considerado um número de azar em muitas culturas. O número 666, conhecido como o "número do diabo", também continua a assustar muitas pessoas que, por exemplo, se recusam a colocar esse número de registro em seus carros.