Notícias

Kremlin: Disposição dos países europeus tem um caráter de confronto

Os comentários do porta-voz da presidência russa referem-se à decisão de Ursula von der Leyen de investir mais na militarização da União Europeia.
Kremlin: Disposição dos países europeus tem um caráter de confrontoGettyimages.ru / Anadolu

A decisão da chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de investir mais na defesa e segurança do bloco mostra a mudança de prioridades e a disposição geral dos estados europeus para o confronto e a escalada de tensões, afirmou nesta quinta-feira o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, à mídia russa. 

"Isso confirma, mais uma vez, a atitude geral dos estados europeus em relação à militarização, à escalada de tensão, ao confronto e à dependência de métodos de confronto em sua política externa", declarou, ao ser perguntado sobre a reação do Kremlin à declaração da presidente da instituição, acrescentando que tudo é "bastante óbvio".

Anteriormente, Von der Leyen prometeu transformar a União Europeia em uma união de defesa se for reeleita para um segundo mandato até 2029. 

Além disso, seu programa político prevê a criação de um Fundo Europeu de Defesa, que envolve o investimento em tecnologia nas esferas marítima, terrestre, aérea, espacial e de segurança cibernética, além de um escudo europeu de defesa aérea. 

No entanto, Peskov deixou claro que a Rússia não apresenta ameaça para ninguém na Europa, enquanto na Ucrânia só defende os seus interesses em condições em que os países da UE haviam descartado qualquer possibilidade de diálogo com a Federação Russa. O porta-voz enfatizou que tal situação obriga Moscou a configurar sua abordagem política externa de acordo.