Notícias

Indignação em Florença: Turista simula ato sexual com a estátua de Bacco di Giambologna

"É uma transfiguração: quando a arte é mais verdadeira do que a vida", escreveu um político italiano, acrescentando que a cena representava "uma exaltação do amor".
Indignação em Florença: Turista simula ato sexual com a estátua de Bacco di GiambolognaRedes sociais

Uma turista subiu na estátua do Bacco di Giambologna em Florença na quarta-feira, abraçou-a e adotou poses que simulavam um ato sexual, provocando uma onda de indignação e críticas aos turistas que não respeitam o patrimônio cultural da cidade, informam as mídias locais.

Um indivíduo tirou fotos da jovem visitante enquanto fazia as poses, e as imagens foram divulgadas nas redes sociais, provocando críticas à garota por ofender o patrimônio cultural local. Alguns usuários pediram a prisão da turista, que supostamente estava bêbada, enquanto outros sugeriram que os turistas deveriam ser testados para ver se consideram a fragilidade do patrimônio cultural de Florença.

Por outro lado, várias mídias, bem como políticos, defenderam a jovem, sugerindo que ela estava apenas bêbada. "É uma transfiguração: quando a arte é mais verdadeira que a vida", escreveu Vittorio Sgarbi, um político italiano, em sua conta no X, acrescentando que a cena representava "uma exaltação amorosa". No entanto, mais tarde esclareceu que não queria justificar as ações da moça que, segundo ele, "cometeu um erro, mas sentiu irracionalmente o poder da arte como vida absoluta".

O Bacco di Giambologna é uma escultura de bronze criada no século XVI e está protegida no Museu Nacional de Bargello. Embora o visitante tenha subido em uma cópia do original, os florentinos expressam seu descontentamento com o fato de os turistas tratarem os bens do patrimônio cultural como se fossem objetos de entretenimento.