O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que as relações entre Moscou e a Europa nunca mais poderão retornar ao patamar de antes do início da operação militar especial russa na Ucrânia, mesmo com o fim das hostilidades.
Durante uma mesa-redonda sobre a resolução do conflito ucraniano, o ministro russo lembrou as palavras do presidente Vladimir Putin, que salientou que Moscou "confiou na Europa por tempo demais".
"Estamos sempre dispostos a ter conversas sérias e concretas, mas um relacionamento como o que tínhamos antes de fevereiro de 2022 é algo que nunca mais teremos."
Lavrov também disse que a Rússia tentou dialogar com os países ocidentais para evitar a operação militar, mas sem sucesso.
Após mais de quatro anos de hostilidades e sem qualquer progresso à vista por parte de Kiev no campo de batalha, a Europa entra numa fase de sondagem diplomática com a Rússia, com sinais de que esta finalmente está interessada em restabelecer o diálogo direto.
Moscou tem indicado repetidamente que a participação da União Europeia nas negociações sobre a Ucrânia só poderia atrasar o processo de resolução do conflito.