
Trump anuncia reabertura do Estreito de Ormuz e liberação de recursos para o Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (23) que, devido a várias "concessões importantes" de Teerã, concordou em "permitir que o Estreito de Ormuz permaneça aberto, sem mais bloqueio naval".
"No entanto, todos os navios permanecem em posição caso seja necessário restabelecer o bloqueio, embora isso, neste momento, pareça extremamente improvável", acrescentou o chefe da Casa Branca em publicação no Truth Social.

O presidente americano afirmou que "o dinheiro e/ou os fundos que o Tesouro dos EUA está liberando serão depositados em uma conta de garantia" sob o controle de Washington. Trump especificou que esses recursos serão utilizados para a compra de alimentos e suprimentos médicos "exclusivamente" de origem norte-americana, "incluindo milho, trigo e soja" dos agricultores dos Estados Unidos. "Essas são coisas de que o Irã precisa desesperadamente", garantiu.
O chefe de Estado norte-americano afirmou que o Irã estaria passando por "uma crise humanitária" e, por isso, considera "necessário ajudar".
Por fim, Trump reiterou que as negociações com os iranianos "estão indo bem".
