Notícias

Centenas de moradores de rua são retirados de Paris poucos dias antes dos Jogos Olímpicos

Pelo menos três acampamentos de migrantes foram desmantelados no nordeste da capital francesa na quarta-feira.
Centenas de moradores de rua são retirados de Paris poucos dias antes dos Jogos OlímpicosGettyimages.ru / Umit Donmez / Anadolu

A poucos dias do início dos Jogos Olimpícos de Paris, as autoridades francesas não estão apenas limpando o Rio Sena e seus canais de todos os tipos de lixo e fezes, mas também estão acelerando o que está sendo denunciado como "limpeza social" das áreas adjacentes, segundo informam as mídias locais.

O coordenador da ONG Médicos do Mundo, Paul Alauzy, apresentou ao Le Parisien na quarta-feira as estimativas de seu grupo que indicam que 500 pessoas foram deslocadas em apenas três dias das áreas do cais de Austerlitz (centro da cidade) e das margens dos canais Ourcq e Saint-Denis (nordeste).

Na manhã de 17 de julho, a Polícia interveio para desmantelar dois acampamentos de migrantes que reuniam 150 pessoas ao lado da ponte Pont de Flanders, no 19º distrito de Paris. Oitenta pessoas também foram expulsas da ponte Stains (município de Aubervilliers, ao norte da cidade).

"De fato, eles realizaram uma grande limpeza social pouco antes do início dos Jogos Olímpicos", comentou Alauzy. Em sua opinião, as autoridades são guiadas por "uma única lógica: fornecemos soluções temporárias na região de Paris para garantir o esvaziamento das ruas e a limpeza dos canais".

Segundo as informações fornecidas por defensores de grupos sociais em situação de precariedade, as pessoas afetadas por despejos raramente aceitaram propostas de acomodação em centros regionais de acomodação temporária.

Enquanto isso, para ter acesso aos chamados centros de recepção e estudo na região central de Ile-de-France, os sem-teto precisam atender a pré-requisitos rigorosos.

Dados oficiais da prefeitura regional sugerem que mais de 5.200 indivíduos em situações precárias, em sua maioria migrantes, foram realocados de Paris para outras regiões da França desde abril de 2023.