O líder da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, denunciou, durante seu discurso perante o Partido dos Trabalhadores na segunda-feira (22), que o Japão se transformou abertamente em um "Estado de guerra".
"O Japão, país derrotado da Ásia, tornou-se abertamente um Estado de guerra, aproveitando as atuais circunstâncias turbulentas como uma oportunidade para se livrar de todas as restrições que impediam seus passos para se tornar uma potência militar", declarou.
"O mundo é testemunha de um ultranacionalismo desenfreado em sua versão moderna, incluindo a ideia de 'América em Primeiro Lugar", o sionismo, o neonazismo ucraniano e o militarismo japonês; de uma instabilidade internacional que lembra o cenário desastroso de um século atrás, quando o mundo inteiro se viu envolvido em guerras e derramamento de sangue por causa da conivência entre potências, e em meio ao frenesi das práticas autoritárias e arbitrárias de certo país que ignora as leis internacionais", condenou.