Notícias

EUA prometem 30 milhões de dólares para projetos na América Latina

Blinken fez o anúncio durante a Reunião Ministerial de Relações Exteriores da Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas (APEP).
EUA prometem 30 milhões de dólares para projetos na América LatinaAP / Alex Brandon

Os Estados Unidos anunciaram que fornecerão até 30 milhões de dólares para uma nova iniciativa de aceleração de projetos de desenvolvimento internacional em países da América Latina e do Caribe.

A medida foi anunciada pelo Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante a Reunião Ministerial de Relações Exteriores da Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas (APEP, por suas siglas em inglês), espaço do qual participam, além dos Estados Unidos, Barbados, Canadá, Chile, Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.

De acordo com informações do Departamento de Estado, esse novo mecanismo de assistência técnica é o resultado da cooperação entre a Corporação Financeira de Desenvolvimento dos Estados Unidos (DFC) e o BID Invest, do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

"Ele estará disponível para qualquer projeto desenvolvido sob a plataforma compartilhada da Aliança das Américas. Ele ampliará o portfólio de novos projetos e apoiará aqueles que estão sendo considerados para atender aos rigorosos critérios de financiamento da DFC-BID Invest", diz a instituição.

O Departamento de Estado revela que o novo investimento "é uma resposta estratégica à necessidade de maior apoio ao desenvolvimento de projetos na região e é uma demonstração tangível do compromisso dos EUA e da crescente importância da Parceria das Américas".

"Prosperidade inclusiva

Em uma Declaração Conjunta, os países participantes dessa reunião, que ocorreu em Washington D. C., observaram que estão comprometidos em aproveitar o potencial do hemisfério "para promover a prosperidade inclusiva, sustentável e compartilhada para todos".

"Nossos esforços coletivos para promover o crescimento econômico equitativo e as oportunidades baseiam-se na convicção de que a governança democrática exige a obtenção de resultados tangíveis para o nosso povo. Nosso compromisso é sustentado por valores compartilhados, incluindo o respeito à democracia e ao estado de direito, diversidade e inclusão, proteção ambiental e social, direitos trabalhistas e direitos humanos", diz o documento.

Os ministros aproveitaram a reunião para se atualizarem mutuamente sobre seu progresso, lembrando que, na Cúpula inaugural da Aliança das Américas, realizada em 3 de novembro de 2023, os líderes desses países pediram a seus funcionários que se concentrassem em prioridades como o fortalecimento da competitividade e da integração regional, a promoção da prosperidade compartilhada e da boa governança, a construção de infraestrutura sustentável, a proteção do clima e do meio ambiente e a promoção de comunidades saudáveis.

Semicondutores

Na reunião, Blinken anunciou uma iniciativa dos EUA para promover a produção de semicondutores no México, Panamá e Costa Rica.

Ele também informou que o Departamento de Estado dos EUA e o Ministério da Economia do México sediarão o Simpósio de Semicondutores da Aliança para as Américas: Expandindo o ecossistema de fornecedores.

O evento será realizado de 5 a 6 de setembro de 2024 na Cidade do México e terá como foco a expansão e a diversificação do ecossistema de montagem, teste e empacotamento de semicondutores (ATP) nos países da Aliança.

"O Simpósio reunirá o setor, especialmente fornecedores de pequeno e médio porte, Governos, acadêmicos e trabalhadores para identificar os principais desafios, explorar oportunidades emergentes e desenvolver estratégias para o crescimento sustentável e a colaboração nesse setor essencial", detalhou o Departamento de Estado.

A iniciativa APEP foi lançada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na Cúpula das Américas em Los Angeles, Califórnia, em junho de 2022.

A cúpula inaugural foi realizada em novembro do ano passado, com a presença dos presidentes dos países que compõem a aliança, e a próxima deverá ser realizada na Costa Rica em 2025.