EUA prometem 30 milhões de dólares para projetos na América Latina

Os Estados Unidos anunciaram que fornecerão até 30 milhões de dólares para uma nova iniciativa de aceleração de projetos de desenvolvimento internacional em países da América Latina e do Caribe.
A medida foi anunciada pelo Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante a Reunião Ministerial de Relações Exteriores da Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas (APEP, por suas siglas em inglês), espaço do qual participam, além dos Estados Unidos, Barbados, Canadá, Chile, Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.
Today I joined 11 countries of the Americas Partnership for Economic Prosperity in pursuit of stronger economic integration throughout the Western Hemisphere.Our countries will continue to collaborate in new ways to create even more opportunities for our citizens. pic.twitter.com/DIg9Ro7Rb1
— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) July 17, 2024
De acordo com informações do Departamento de Estado, esse novo mecanismo de assistência técnica é o resultado da cooperação entre a Corporação Financeira de Desenvolvimento dos Estados Unidos (DFC) e o BID Invest, do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
"Ele estará disponível para qualquer projeto desenvolvido sob a plataforma compartilhada da Aliança das Américas. Ele ampliará o portfólio de novos projetos e apoiará aqueles que estão sendo considerados para atender aos rigorosos critérios de financiamento da DFC-BID Invest", diz a instituição.
O Departamento de Estado revela que o novo investimento "é uma resposta estratégica à necessidade de maior apoio ao desenvolvimento de projetos na região e é uma demonstração tangível do compromisso dos EUA e da crescente importância da Parceria das Américas".
"Prosperidade inclusiva
Em uma Declaração Conjunta, os países participantes dessa reunião, que ocorreu em Washington D. C., observaram que estão comprometidos em aproveitar o potencial do hemisfério "para promover a prosperidade inclusiva, sustentável e compartilhada para todos".
Tengo el orgullo de acompañar al @SecBlinken en la reunión ministerial de la #AlianzadelasAméricas, donde 🇺🇸, 🇧🇧, 🇨🇦, 🇨🇱, 🇨🇷, 🇨🇴, 🇩🇴, 🇪🇨, 🇲🇽, 🇵🇦, 🇵🇪 y 🇺🇾reafirmaron nuestro compromiso de realizar el potencial del hemisferio para fomentar una prosperidad inclusiva, sostenible y… pic.twitter.com/i0koyYXMDM
— Brian A. Nichols (@WHAAsstSecty) July 17, 2024
"Nossos esforços coletivos para promover o crescimento econômico equitativo e as oportunidades baseiam-se na convicção de que a governança democrática exige a obtenção de resultados tangíveis para o nosso povo. Nosso compromisso é sustentado por valores compartilhados, incluindo o respeito à democracia e ao estado de direito, diversidade e inclusão, proteção ambiental e social, direitos trabalhistas e direitos humanos", diz o documento.
Os ministros aproveitaram a reunião para se atualizarem mutuamente sobre seu progresso, lembrando que, na Cúpula inaugural da Aliança das Américas, realizada em 3 de novembro de 2023, os líderes desses países pediram a seus funcionários que se concentrassem em prioridades como o fortalecimento da competitividade e da integração regional, a promoção da prosperidade compartilhada e da boa governança, a construção de infraestrutura sustentável, a proteção do clima e do meio ambiente e a promoção de comunidades saudáveis.
Semicondutores
Na reunião, Blinken anunciou uma iniciativa dos EUA para promover a produção de semicondutores no México, Panamá e Costa Rica.
Ele também informou que o Departamento de Estado dos EUA e o Ministério da Economia do México sediarão o Simpósio de Semicondutores da Aliança para as Américas: Expandindo o ecossistema de fornecedores.
O evento será realizado de 5 a 6 de setembro de 2024 na Cidade do México e terá como foco a expansão e a diversificação do ecossistema de montagem, teste e empacotamento de semicondutores (ATP) nos países da Aliança.
"O Simpósio reunirá o setor, especialmente fornecedores de pequeno e médio porte, Governos, acadêmicos e trabalhadores para identificar os principais desafios, explorar oportunidades emergentes e desenvolver estratégias para o crescimento sustentável e a colaboração nesse setor essencial", detalhou o Departamento de Estado.
A iniciativa APEP foi lançada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na Cúpula das Américas em Los Angeles, Califórnia, em junho de 2022.
A cúpula inaugural foi realizada em novembro do ano passado, com a presença dos presidentes dos países que compõem a aliança, e a próxima deverá ser realizada na Costa Rica em 2025.