Joe Biden testou positivo para covid-19 e cancelou sua participação planejada na conferência anual da UnidosUS em Las Vegas nesta quarta-feira. Janet Murguía, presidente da UnidosUS, transmitiu o pesar do presidente dos EUA aos participantes do evento e deu a notícia do resultado do teste.
Biden estava programado para discursar na conferência em uma tentativa de ganhar mais votos da comunidade hispânica na próxima eleição presidencial em novembro. Antes de cancelar sua participação, ele havia passado pelo restaurante Original Lindo Michoacan na cidade, onde cumprimentou os visitantes e estava programado para dar uma entrevista à Univision.
A Casa Branca afirmou em um comunicado que o presidente "está vacinado" e "apresenta sintomas leves" e "retornará a Delaware, onde se isolará e continuará desempenhando plenamente todas as suas funções durante esse período", comunicou a porta-voz Karine Jean-Pierre.
De acordo com o relatório médico, Biden desenvolveu à tarde "sintomas respiratórios superiores, incluindo rinorreia (secreção nasal) e tosse não produtiva, com mal-estar geral”". "Ele se sentiu bem para seu primeiro evento do dia, mas como não houve melhora, foram realizados testes para covid-19 no local de atendimento, e os resultados foram positivos", relatou o médico do presidente dos EUA.
Enquanto isso, os testes confirmatórios de PCR estão pendentes. "Seus sintomas permanecem leves, sua frequência respiratória está normal em 16 respirações por minuto, sua temperatura está normal (97,8°F) [36,56°C] e sua oximetria de pulso está normal (97%). O presidente recebeu sua primeira dose de Paxlovid", informou o médico.