
'O único capaz disso é Israel': Petro denuncia hackeamento em apuração das eleições na Colômbia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em postagem no X, na noite de domingo (21), denunciou uma suposta interferência externa no processo eleitoral do país.
Segundo Petro, o software usado na contagem dos votos foi invadido e os dados de mesas de votação alterados para favorecer o candidato conservador Abelardo de la Espriella.
"O único com capacidade de fazer isso no mundo é o Estado de Israel", afirmou, alegando ter evidências.
O presidente já vinha criticando a empresa Thomas Greg & Sons, responsável pelo pré-contagem dos votos e envolvida em um escândalo sobre licitação de passaportes.

Petro acusou ainda o registrador nacional, Hernán Penagos, por ter se recusado a entregar o código-fonte do sistema — o que, segundo Petro, era uma condição básica para garantir a lisura das eleições.
"Solicitei a tempo uma auditoria especializada do software e o registrador não permitiu", escreveu o presidente.
Supostos indícios
"Bem, hoje temos evidências de uma mudança nos endereços IP de vários servidores pertencentes à Registradoria Nacional [órgão equivalente à Justiça Eleitoral brasileira]. Isso significa que o software foi comprometido e outros registraram dados de seções eleitorais e centros de votação", acrescentou.
Diante das denúncias, Petro pediu a auditoria de todas as mesas e a recontagem total dos votos, com análise das supostas vulnerações do sistema.
Ao mesmo tempo, convocou a população à "tranquilidade e equilíbrio para alcançar um escrutínio aprofundado que reflita a real decisão dos cidadãos".
O governo de Israel não comentou as denúncias.
