VÍDEO: Tumultos são registrados em Bogotá após resultados preliminares do 2º turno das eleições presidenciais

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram confrontos entre manifestantes e policiais em áreas da capital.

Na noite de domingo (21), protestos e tumultos foram registrados em Bogotá após a divulgação dos resultados preliminares do segundo turno das eleições presidenciais colombianas, que declararam o candidato conservador Abelardo de la Espriella como vencedor.

Diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram bloqueios de ruas, pneus em chamas e confrontos violentos entre manifestantes e policiais da Unidade de Diálogo e Manutenção da Ordem Pública (UNDMO), paralisando o trânsito em grande parte da capital.

Em resposta, o presidente Gustavo Petro pediu à polícia que prendesse "qualquer pessoa que use violência contra os outros pelo direito à contagem dos votos" e pediu calma àqueles que rejeitam os resultados das urnas.

"Não vamos cair na armadilha da violência e vamos permanecer unidos para que o país não retroceda. A paz hoje é fundamental", afirmou o presidente colombiano. Enquanto isso, Petro destacou em suas redes sociais que marchas pacíficas ocorreram na cidade.

Neste domingo, foi realizado o segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia, com resultados preliminares indicando Abelardo de la Espriella como vencedor. A apuração oficial dos votos ainda está em andamento e deve ser concluída esta semana.

De la Espriella obteve 49,66% dos votos, o que corresponde a 12.959.542 votos, enquanto que o candidato apoiado pelo governo, Iván Cepeda, ficou em segundo lugar com 48,70%, ou 12.708.712 votos. A diferença entre os dois é de menos de um ponto percentual.

Líderes mundiais e figuras proeminentes parabenizaram de la Espriella nas redes sociais, enquanto que os apoiadores de Cepeda foram às ruas de Bogotá para demonstrar seu apoio. O presidente Petro mantém sua posição de não reconhecer a derrota de Cepeda até que os resultados oficiais da eleição sejam divulgados.