As tarifas sobre a exportação de petróleo iraniano foram eliminadas, anunciou o Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, entre outros avanços relativos ao Estreito de Ormuz.
O diplomata detalhou que o bloqueio da passagem marítima foi suspenso e que alguns ativos congelados serão liberados, atribuindo esse "progresso significativo" à mediação "incansável" do Paquistão e do Catar.
Entre tais avanços, Araghchi destacou os esforços para encerrar a guerra no Líbano, que, segundo ele, seria o "primeiro teste real", e também afirmou que um importante plano de reconstrução e desenvolvimento para o Irã foi lançado.
As delegações mediadoras do Catar e do Paquistão emitiram uma declaração conjunta anunciando a conclusão da primeira rodada de negociações realizada hoje entre os Estados Unidos e o Irã na Suíça.
"A cúpula ocorreu em um ambiente positivo e construtivo. Foram alcançados progressos promissores, incluindo a criação de um mecanismo para futuras discussões técnicas", afirmou o comunicado.