
PF abre investigação sobre disparo de alertas falsos após invasão de sistema da Defesa Civil

A Polícia Federal abriu neste sábado (20) uma investigação preliminar para apurar o envio de alertas extremos falsos por meio da plataforma Defesa Civil Alerta. Segundo a corporação, o procedimento já está em andamento, informou o portal g1.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o sistema foi invadido durante a madrugada, provocando o envio de notificações para celulares de pelo menos sete unidades da federação. As mensagens continham a palavra "misantropia" e suas variações.

Em razão da invasão, a plataforma de envios foi retirada do ar por volta de 1h30. Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, "tudo indica" que o episódio foi provocado por um ataque hacker. Ainda não há data para a retomada dos serviços.
Em tese, entre os crimes que podem ter sido cometidos no caso estão invasão de dispositivo informático, perturbação de serviço telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e falsidade ideológica.
