"Delicioso": prefeita de Paris nada no Sena para provar que é seguro para os Jogos Olímpicos
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho no Sena nesta quarta-feira para provar que o rio está limpo o suficiente para sediar as competições em águas abertas dos Jogos Olímpicos, que começam em nove dias na capital francesa, informa a AP.
🇫🇷 La baignade tant attendue d’Anne Hidalgo dans la Seine 🏊La maire de Paris était notamment accompagnée par Tony Estanguet et Pierre Rabadan 🤝RDV le 30 juillet pour le début des épreuves de Triathlon ⏳ pic.twitter.com/oBJcOxidzy
— SPORTRICOLORE (@sportricolore) July 17, 2024
Vestida com uma roupa de mergulho e óculos de natação, Hidalgo deu um mergulho perto da prefeitura da cidade e da catedral de Notre Dame. Tony Estanguet, diretor geral dos Jogos de Paris 2024, e Marc Guillaume, o principal oficial de segurança da região de Paris, acompanharam a funcionária junto com nadadores de clubes de natação locais.
"O Sena é maravilhoso", comentou Hidalgo sobre água. Após nadar 100 metros, ela insistiu: "A água é muito, muito boa. Um pouco fria, mas não é tão ruim.
Comme elle le promettait depuis l’annonce des Jeux olympiques de Paris, #AnneHidalgo a nagé dans la Seine ce mercredi 17 juillet. 👉🏼 https://t.co/5a0yls2EjCpic.twitter.com/u2Bgjb9cqq
— ELLE (@ELLEfrance) July 17, 2024
O mergulho de Hidalgo faz parte de um esforço maior para demonstrar a melhoria da limpeza do rio, que sediará vários eventos de natação em águas abertas durante a competição esportiva, incluindo a maratona de natação e as etapas de natação dos triatlos olímpico e paraolímpico.
A poluição do rio tem sido uma grande preocupação, já que nadar no Sena foi proibido por mais de um século. Desde 2015, os organizadores investiram 1,5 bilhão de dólares para limpar o rio antes dos Jogos Olímpicos e evitar vazamentos de esgoto. No entanto, os problemas com a qualidade da água persistem, com testes diários no início de junho indicando níveis perigosos da bactéria "Escherichia coli".
Hidalgo havia planejado nadar no Sena no mês passado, mas o evento foi adiado porque foram detectadas bactérias mostrando a presença de matéria fecal 10 vezes acima dos limites autorizados. Na data originalmente planejada, a hashtag "jechiedanslaSeine" ("Eu cago no Sena") estava em alta nas redes sociais, e os cidadãos ameaçaram protestar contra os jogos defecando no rio.