Notícias

Lula: "Trump vai tentar tirar proveito" da tentativa de assassinato

O mandatário brasileiro acredita que caberá aos democratas norte-americanos "encontrar uma maneira de não permitir" que o ataque ao ex-presidente "seja a razão pela qual ele possa obter votos".
Lula: "Trump vai tentar tirar proveito" da tentativa de assassinatoTon Molina / Joe Raedle

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chamou qualquer tipo de violência de "abominável" em referência à tentativa de assassinato do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, embora acredite que o candidato republicano tentará tirar proveito da tentativa de assassinato contra ele em sua corrida eleitoral.

"A violência é abominável, qualquer tipo de violência, não é só com o presidente Trump, é a morte de um prefeito em uma cidadezinha do interior, é a morte de um vereador em uma cidadezinha do interior, então é preciso que a gente volte a ter tolerância. O que nós temos hoje é a derrota do argumento, o argumento vale muito pouco, o que vale hoje é mentira, o que vale hoje é fake News", disse o mandatário do Brasil em uma entrevista à Record TV nesta quarta-feira.

"Acho que o Trump vai tentar tirar proveito disso. Aquela foto dele com o braço erguido,aquilo se fosse encomendado, não saía melhor. Mas de qualquer forma ele vai explorar isso. Cabe aos democratas encontrar um jeito de não permitir que isso seja a razão pela qual ele possa ter votos", destacou Lula.

O líder brasileiro condenou desde o início o ataque com arma de fogo no sábado contra Trump, que foi baleado na orelha enquanto fazia um comício na Pensilvânia. Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi identificado como o autor do que o FBI descreveu como "tentativa de assassinato".

A imagem de Tump com o punho erguido e o rosto salpicado de sangue enquanto era escoltado por agentes de segurança viralizou no mundo. Junto com seu companheiro da corrida, James David Vance, o candidato republicano planeja fazer um discurso em Grand Rapids no sábado.