Notícias

México pede aos EUA que investiguem o contrabando de armas de uso exclusivo do Exército norte-americano

A secretária mexicana de Relações Exteriores informou que a questão das armas foi um dos pontos de acordo que emergiu da reunião de alto nível da última sexta-feira.
México pede aos EUA que investiguem o contrabando de armas de uso exclusivo do Exército norte-americanoLegion-media.ru / Luis Barron / Eyepix Group/Sipa USA

O México alertou os Estados Unidos que detectou a entrada no país de armas "de uso exclusivo das Forças Armadas norte-americanas" e pediu a Washington que investigasse o assunto. 

"Há uma coisa muito importante, que é o fato de o Ministério da Defesa ter alertado os Estados Unidos sobre as armas que estão entrando no México e que são de uso exclusivo das Forças Armadas dos EUA", disse a secretária mexicana de Relações Exteriores, Alicia Bárcena, nesta segunda-feira, durante a conferência presidencial matinal.

Bárcena não forneceu mais detalhes sobre quantas armas ou quando elas chegaram ao país, mas enfatizou que "é muito urgente que seja realizada uma investigação a esse respeito".

A secretária informou que a questão das armas foi um dos pontos de acordo que emergiu da reunião de alto nível da última sexta-feira, entre o ministro das Relações Exteriores e os secretários de Defesa Nacional, Luis Crescencio Sandoval, da Marinha, José Rafael Ojeda, e de Segurança Pública, Rosa Icela Rodríguez, e os secretários de Estado dos EUA, Antony Blinken, e de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e a assessora Elizabeth Sherwood-Randall.

Bárcena destacou que alguns dos acordos referem-se à expansão de rotas de migração ordenadas, à padronização de números de migração, a mecanismos para colaborar bilateral e regionalmente no tráfico e contrabando de pessoas e à organização de uma próxima reunião trilateral entre os EUA, o México e a Guatemala.

Além disso, as autoridades mexicanas e norte-americanas visitarão o Darien, uma rota central de migração, onde se reunirão com autoridades do Panamá e da Colômbia.