Notícias

"A questão tem que ser desdramatizada", diz embaixador brasileiro na Argentina sobre a relação entre Lula e Milei

"Não se trata de uma chamada furiosa, não se trata de uma chamada retaliatória", disse Julio Bitelli.
"A questão tem que ser desdramatizada", diz embaixador brasileiro na Argentina sobre a relação entre Lula e MileiX / @ItamaratyGovBr

O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, disse nesta terça-feira que a reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, trata-se de um "chamado não tradicional", mas que a intenção é "conversar" e "buscar formas de avançar a relação com a Argentina da melhor maneira possível".

"Não se trata de uma chamada furiosa, não se trata de uma chamada retaliatória", disse durante uma entrevista à estação de rádio argentina Futurock. "Milei e Lula têm visões diferentes do mundo. A ideia da convocação é identificar maneiras de levar adiante a relação entre os países para além dessas diferenças", acrescentou.

Nesse contexto, durante uma entrevista à GloboNews, o embaixador explicou que "a Argentina está passando por uma transição importantíssima em termos econômicos e em termos de funcionamento do próprio Estado", portanto, é importante "buscar a melhor maneira de garantir que nossos interesses na Argentina sejam preservados e ampliados".

"A questão dos presidentes tem que ser desdramatizada e eu acho que essa é a mensagem mais importante", afirmou.

Perguntado sobre uma possível conversa ou uma reunião bilateral entre os mandatários, o Bitelli assegurou que "isso acontecerá quando tiver que acontecer". "O importante é não deixar que a relação fique refém disso".