Notícias

Xi Jinping visitará o Peru para a inauguração do megaprojeto que promete ligar a América do Sul à Ásia

O ministro das Relações Exteriores do Peru disse que o líder chinês participará da cúpula da APEC, mas não confirmou a presença de Joe Biden.
Xi Jinping visitará o Peru para a inauguração do megaprojeto que promete ligar a América do Sul à ÁsiaLegion-media.ru / Blondet Eliot/Abaca/Sipa USA

O presidente da China, Xi Jinping, visitará o Peru para participar da inauguração do porto de Chancay, destinado a ser o ponto de entrada e saída para o comércio entre a América do Sul e a Ásia, anunciou o ministro das Relações Exteriores do Peru, Javier González-Olaechea.

"A participação do presidente chinês em sua visita foi confirmada e, além da inauguração [do mega-porto de Chancay], que é um grande evento, ele participará da Cúpula APEC Peru 2024", declarou o ministro à Radio Nacional.

A cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) será realizada em solo peruano em novembro próximo. González-Olaechea não confirmou a presença do presidente dos EUA, Joe Biden, devido às "enormes expectativas" geradas pelas eleições a serem realizadas no mesmo mês.

Em novembro de 2023, quando o Peru recebeu a presidência da APEC dos EUA, a chefe de Estado peruana Dina Boluarte se reuniu com Xi e o convidou oficialmente a visitar a nação andina para "continuar fortalecendo as relações e a solidariedade bilateral".

Mega-porto de Chancay

O porto de Chancay, situado na costa central e a cerca de 80 quilômetros de Lima, pretende se tornar uma porta de entrada para a Ásia para as agroexportações do país, principalmente com a China por meio de seu porto em Xangai.

Tanto os responsáveis pelo projeto quanto os porta-vozes do Governo de Boluarte o descreveram como "o porto mais importante da América do Sul" e o projetaram como um "hub regional (centro de logística)".

"Ele concentra a área mais dinâmica do mundo em termos de crescimento econômico, a Ásia-Pacífico, que é a região mais importante para investimentos e fluxos comerciais do mundo", concluiu González-Olaechea.

A primeira etapa desse megaprojeto será apresentada em novembro próximo.