Notícias

Presidente finlandês aprova lei que permite a expulsão de refugiados na fronteira com a Rússia

As autoridades finlandesas acusaram repetidamente a Rússia de enviar requerentes de asilo para a fronteira de propósito. Essas acusações foram repetidamente rejeitadas por Moscou.
Presidente finlandês aprova lei que permite a expulsão de refugiados na fronteira com a RússiaGettyimages.ru / Andrew Harnik/

O presidente da Finlândia, Alexander Stubb, aprovou nesta terça-feira uma lei para limitar a entrada de refugiados e facilitar sua expulsão na fronteira com a Rússia.

"Hoje eu aprovei o projeto de lei na sessão presidencial do Governo. Entendo as considerações legais e humanas associadas a essa lei. O debate mostra o forte compromisso dos finlandeses com a segurança nacional e o Estado de Direito", diz a declaração oficial.

Segundo o documento, o Governo poderá limitar a aceitação de refugiados em uma determinada parte da fronteira. De acordo com as autoridades finlandesas, os solicitantes de asilo são usados como um instrumento de influência por outros países. Dessa forma, a nova lei permite proibir que os refugiados entrassem no território especificado por Helsinque e expulsá-los. A lei não se aplica a migrantes em uma situação particularmente vulnerável.

As autoridades finlandesas acusaram repetidamente a Rússia de supostamente enviar requerentes de asilo para a fronteira de propósito. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, rejeitou as acusações contra Moscou sobre suposto envolvimento na crise migratória da União Europeia, chamando-as de duplos padrões do Ocidente.