Notícias

Descoberta caverna na Lua que pode servir como base

De acordo com as estimativas, a gruta tem 45 metros de largura e até 80 metros de comprimento, o que equivale a 14 quadras de tênis.
Descoberta caverna na Lua que pode servir como baseNASA

Os astrônomos italianos encontraram evidências da existência de uma caverna "ideal" na Lua que pode ser usada para construção de uma base lunar, revelou na segunda-feira a revista Nature Astronomy.

Segundo o estudo, a caverna foi descoberta com a ajuda de dados de radar da sonda de reconhecimento LRO da NASA. Sua análise mostrou que ela pode servir de abrigo natural contra as condições lunares adversas e ajudar na exploração humana da Lua de longo prazo.

Os cientistas explicam que o acesso à caverna está localizado no Mar de Tranquilidade - uma região lunar feita de lava basáltica solidificada - a cerca de 400 quilômetros do local onde os astronautas da missão Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, pousaram pela primeira vez na década de 1960.

Sugere-se que a gruta será acessível através do poço mais profundo conhecido na Lua que fica no Mar de Tranquilidade.

Com base nisso, pesquisadores também acreditam que esta caverna pode ser um local promissor para construir instalações de explorações espaciais, proteger os astronautas do ambiente lunar hostil e ajudar a estudar o passado da região.

Além disso, foram descobertas outras aberturas subterrâneas potenciais na superfície lunar que são interessantes do ponto de vista de habitabilidade, apontaram os cientistas. No entanto, geralmente não está claro se elas fornecem o acesso necessário a canais de cavernas com uma grande área subterrânea.