Notícias

EUA acusam o Irã de estar "diretamente envolvido" nos ataques dos Houthis a navios no Mar Vermelho

Segundo o comandante da Marinha dos EUA, os ataques supostamente associados ao Irã se expandiram para colocar em risco as águas em toda a região do Oriente Médio.
EUA acusam o Irã de estar "diretamente envolvido" nos ataques dos Houthis a navios no Mar VermelhoLegion-media.ru / Christophe Geyres/Abaca/Sipa USA

O principal comandante da Marinha dos Estados Unidos no Oriente Médio acusou o Irã de estar "diretamente envolvido" nos ataques a navios que os rebeldes Houthis do Iêmen realizaram nos últimos meses após a escalada do conflito entre Israel e Palestina.

"Claramente, as ações dos Houthis, provavelmente em termos de seus ataques a navios mercantes, são as mais significativas que vimos em duas gerações", disse à AP o vice-almirante Brad Cooper, chefe da Quinta Frota da Marinha. "Os fatos são simplesmente que eles estão atacando a comunidade internacional; daí a resposta internacional que eu acho que vocês viram", acrescentou.

No entanto, o oficial sênior não especificou se Teerã dirigiu ataques individuais dos Houthis no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, mas reconheceu que os ataques supostamente associados ao Irã se expandiram, deixando de ameaçar apenas o Golfo Pérsico e seu Estreito de Ormuz para colocar em risco as águas em toda a região do Oriente Médio.

Até o momento, o Irã não se envolveu diretamente na luta contra Israel ou os EUA desde o início da guerra de Gaza, em 7 de outubro. No entanto, Cooper argumentou que a República Islâmica tem alimentado diretamente os ataques Houthis contra a navegação. "O que eu digo é que o Irã está claramente financiando, fornecendo recursos, suprimentos e treinamento", observou.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, explicou que os Houthis continuarão a atacar os navios israelenses enquanto Israel continuar sua guerra na Faixa de Gaza. 

  • Desde novembro passado, o movimento rebelde Houthi Ansar Allah declarou sua intenção de atacar no Mar Vermelho qualquer navio com bandeira israelense, de propriedade ou operado por empresas israelenses.
  • O aumento dos ataques a navios de carga e petroleiros que navegam nos mares Vermelho e Arábico forçou as empresas de navegação a suspender as operações na área ou a modificar as rotas para evitar passar perto da costa do Iêmen.
  • Desde 11 de janeiro, os EUA e seus aliados têm lançado regularmente ataques contra instalações militares houthis no Iêmen.