Notícias

Quênia denuncia que fundação dos EUA está por trás dos protestos que aconteceram no país

"Conhecemos aqueles que patrocinam a violência, e quero denunciar aqueles que estão por trás da anarquia no Quênia", afirmou o presidente queniano.
Quênia denuncia que fundação dos EUA está por trás dos protestos que aconteceram no paísLegion-media.ru / Dts Nachrichtenagentur

O presidente do Quênia, William Ruto, acusou a Fundação Ford, uma instituição norte-americana, de estar por trás dos recentes protestos no país, segundo as mídias locais.

"Conhecemos aqueles que patrocinam a violência e quero denunciar aqueles que estão por trás da anarquia no Quênia. Que vergonha!", manifestou o presidente.

"Os jovens do Quênia não estão disponíveis para causar violência e anarquia em seu próprio país. Se eles [os da Fundação Ford] não estão interessados na democracia no Quênia, deveriam se organizar ou sair", continuou.

Em junho, uma onda de protestos violentos ocorreu no Quênia devido aos planos do Governo de aprovar um projeto de lei que aumenta os impostos sobre uma série de bens e serviços, forçando as autoridades a declarar estado de emergência e a enviar o Exército para lidar com os manifestantes.

Tudo isso em meio a uma crise financeira causada pelos efeitos persistentes da pandemia de covid-19, o conflito na Ucrânia, dois anos consecutivos de seca e a desvalorização da moeda nacional.