Pesquisa de opinião: 44% dos ucranianos acreditam que é hora de iniciar conversações de paz com a Rússia

Os habitantes das regiões do sul são os mais favoráveis às negociações.

Quarenta e quatro por cento dos ucranianos acreditam que está na hora de iniciar conversações de paz com a Rússia, segundo uma pesquisa do ZN.UA publicada na segunda-feira.

De acordo com a pesquisa, os sentimentos dos entrevistados diferem em diferentes regiões do país, embora o valor médio para a Ucrânia seja de 44%. Os habitantes das regiões do sul são os mais favoráveis às negociações (60%).

Trinta e cinco por cento dos entrevistados acreditam que ainda não é hora de iniciar as negociações de paz, enquanto 21% ainda não decidiram.

No entanto, quando perguntados sobre possíveis concessões que Kiev poderia fazer durante as negociações, em particular aquelas propostas pela Rússia, os entrevistados não pareceram dispostos a considerar quaisquer concessões.

A pesquisa foi realizada de 20 a 28 de junho. Conforme observado pela mídia, ela não envolveu a participação dos militares e, portanto, reflete uma "opinião de retaguarda".

Não é vergonhoso ser um desertor

Ao mesmo tempo, poucos ucranianos consideram vergonhoso se esquivar do serviço militar em tempos de conflito militar e em meio a uma mobilização intensificada.

Assim, 46% dos ucranianos acreditam que não é vergonhoso se esquivar do serviço militar e apenas 29% têm a opinião contrária, enquanto 25% hesitam em responder.