Notícias

Politico: Tentativa de assassinato aumentou as chances de vitória de Trump

Segundo um diplomata latino-americano, tudo isso torna "a imagem pessoal, o carisma e a autoridade pessoal de Trump" mais poderosos, fazendo muito mais difícil "desafiá-lo interna ou internacionalmente".
Politico: Tentativa de assassinato aumentou as chances de vitória de TrumpGettyimages.ru / Anna Moneymaker

Diplomatas em diferentes partes do mundo consideram cada vez mais provável a vitória do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, nas próximas eleições após o atentado, informou o jornal Politico nesta segunda-feira, citando diplomatas da Europa, África e América Latina com conhecimento sobre o assunto. 

"O tiroteio tornou mais provável a vitória eleitoral de Trump", disse um diplomata de um país não identificado da América Latina, segundo o veículo.

Outro diplomata de alto escalão europeu afirmou ao jornal que a tentativa de assassinato do ex-presidente foi um "poderoso impulso" para sua futura vitória.  

Enquanto isso, outro diplomata africano opinou que isso definiu a vitória de Trump.

Além disso, os políticos estrangeiros acreditam que a tentativa de assassinato do ex-presidente pode dividir ainda mais a sociedade norte-americana.

"Todos estão agora tentando entender como isso levará a uma polarização ainda maior", disse o jornal, citando um diplomata europeu não identificado.

Alguns diplomatas acreditam que o fato de Trump ter sido vítima de violência política torna mais difícil para Biden e outros democratas criticá-lo, pelo menos por um tempo.

Trump sangrando conseguiu até levantar o punho no ar e gritar "Fight! Fight!" (Lutem! Lutem!), enquanto os seguranças o levavam às pressas, em um momento icônico viralizado em todo o mundo.

Tudo isso torna "a imagem pessoal, o carisma e a autoridade pessoal de Trump" mais poderosos. "Será muito mais difícil desafiá-lo interna ou internacionalmente", disse um diplomata latino-americano.

Uma vitória de Trump poderia significar mudanças radicais na política dos Estados Unidos  em relação a muitos países, revela o veículo, acrescentando que Trump tem uma abordagem mais "idiossincrática e transacional" em relação ao mundo do que Biden, muitas vezes dispensando os aliados dos EUA e parecendo mais aberto a fazer acordos com adversários, como o presidente da Rússia.  

Segundo o Politico, os governos europeus estão especialmente preocupados com o que uma vitória de Trump significará para a Ucrânia. 

No sábado, houve um tentativa de assassinato ao ex-presidente dos EUA e candidato republicano à presidência, Donald Trump, enquanto ele discursava em um comício eleitoral na cidade de Butler, na Pensilvânia.

Como resultado do ataque, o ex-presidente foi ferido na orelha, mas o ferimento não foi grave e sua vida não corre perigo. No entanto, um dos participantes do comício morreu e duas pessoas estão em estado grave.