A Alemanha supostamente entregou um grande pacote de assistência militar à Ucrânia, incluindo 39 tanques e outros equipamentos, sem que ninguém percebesse, revela o veículo de mídia alemão Merkur.
A entrega a Kiev ocorreu entre o final de junho e o início de julho, segundo atualizações sobre a ajuda publicadas no site do Governo federal alemão.
Com essa última entrega, as Forças Armadas ucranianas receberam mais dez tanques de batalha Leopard 1A5 e 20 veículos de combate de infantaria Marder. Isso eleva para 50 o número de Leos 1 reformados e para 120 o número de Marder entregues desde o início do conflito russo-ucraniano em fevereiro de 2022.
Berlim também forneceu um IRIS-T SLM adicional e um sistema de defesa aérea IRIS-T SLS para proteger a infraestrutura contra ataques aéreos russos.
Pela primeira vez, a lista de equipamentos militares dos estoques da indústria de armas alemã e do Bundeswehr menciona o lançador múltiplo de foguetes HIMARS fabricado nos EUA, três dos quais foram fornecidos.