Notícias

Brasil sai da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas

É um grande avanço para o Brasil, já que em 2021, o país ocupava o 7º lugar no ranking mundial.
Brasil sai da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadasGettyimages.ru / peopleimages

Os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil deixou o ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas no mundo.

A pesquisa mostra que o número de crianças que não receberam nenhuma dose da DTP1 diminuiu de 687 mil (2021) para 103 mil (2023). A DTP é administrada no Brasil pelo programa nacional de imunizações como a Vacina Pentavalente.

O relatório também indica que os resultados positivos do Brasil estão na contramão do cenário global, pois a maioria das nações falharam em atingir suas metas.

As estimativas revelam que a cobertura global de imunização infantil estagnou em 2023, já que o número de crianças que não receberam uma única dose de vacina DTP, que imuniza contra três doenças bacterianas - difteria, coqueluche e tétano - aumentou de 13,9 milhões para 14,5 milhões em 2023.

O chefe de Saúde do UNICEF no Brasil, Luciana Phebo, afirmou que a retomada da imunização no Brasil "merece ser comemorada", enfatizando a importância de o país seguir o ramo de avanços, levando a vacinação para fora de unidades de saúde.