Representantes russos devem participar da segunda conferência sobre a resolução do conflito ucraniano, disse o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, nesta segunda-feira.
"Acho que os representantes russos devem estar na segunda cúpula", afirmou Zelensky, segundo as mídias locais.
O líder do regime de Kiev observou que os preparativos para a cúpula estão programados para serem concluídos em novembro. "Eu estabeleci a tarefa de ter um plano completo em novembro", manifestou.
Zelensky também afirmou que a primeira reunião em nível de conselheiros de segurança para discutir a segurança energética está provisoriamente agendada para o final de julho ou início de agosto no Catar, e uma reunião no Canadá sobre direção humanitária está planejada para setembro. Além disso, espera-se que uma reunião de navegação livre seja realizada na Turquia em agosto.
Em meados de junho, foi realizada a chamada "cúpula de paz da Ucrânia", para a qual a Rússia não foi convidada. Enquanto isso, as delegações de muitos países nem sequer compareceram ao evento.
- A proposta de Moscou exige que Kiev retire completamente suas tropas das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e das províncias de Zaporozhie e Kherson (incorporadas à Rússia após consultas populares em 2022) e reconheça esses territórios, bem como a Crimeia e Sevastopol, como entidades constituintes da Federação Russa. Além disso, a neutralidade, o não alinhamento, bem como a desnuclearização, a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia devem ser garantidos.