A Índia está procurando maneiras de aumentar o fornecimento de produtos para o mercado russo, informou nesta segunda-feira o vice-ministro do Comércio e Desenvolvimento Industrial, Sunil Bartwall, em uma coletiva de imprensa, segundo à RIA Novosti.
"Quando olhamos para a Rússia, analisamos como ambos os países podem se beneficiar da melhoria das relações comerciais. Estamos analisando diferentes grupos de produtos, como eletrônicos, produtos de engenharia e outros produtos que podem ser exportados", especificou.
Anteriormente, o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Índia, Vinay Kwatra, afirmou que as autoridades indianas estão preocupadas com o desequilíbrio comercial nas relações com a Rússia, acrescentando que o volume total de comércio constitui cerca de 65 bilhões de dólares, com as exportações da Índia totalizando 4 bilhões de dólares.
Na semana passada, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fez uma visita oficial a Moscou, na decorrência da qual foi assinada uma declaração conjunta sobre o desenvolvimento de áreas estratégicas da cooperação econômica russo-indiana até 2023, que visa fortalecer os laços entre os dois países.
Dentre os pontos principais encontra-se o compromisso assumido por ambas as partes de remover as barreiras comerciais não tarifárias relacionadas ao comércio bilateral e continuarão o diálogo na área de liberalização do comércio.
Enquanto isso, em maio, a Rússia se tornou o principal exportador de ervilhas para a Índia, aumentado os embarques em 1,4 vezes durante o mês.