Notícias

Kaja Kallas renuncia ao cargo de primeira-ministra da Estônia

A chefe de Governo deixa o cargo após sua nomeação como a nova Alta Representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Segurança, substituindo Josep Borrell.
Kaja Kallas renuncia ao cargo de primeira-ministra da EstôniaGettyimages.ru / Thierry Monasse

A primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, renunciou na segunda-feira ao seu cargo de nova Alta Representante da UE para Assuntos Externos e Política de Segurança, substituindo Josep Borrell, informou nesta segunda-feira o ERR.

A chefe de Governo está deixando o cargo após sua nomeação como a nova Alta Representante da UE para Assuntos Externos e Política de Segurança, substituindo Josep Borrell.

Fazendo um balanço de seu mandato, Kallas disse, conforme citado pelo ERR, que certamente há episódios dos quais ela se arrepende dos últimos três anos, embora seja muito cedo para falar sobre eles.

Na prática, Kallas continua à frente do Governo da Estônia até que a nova coalizão seja empossada, e é provável que um novo Governo tome posse no início de agosto.

Kallas, de 47 anos, tornou-se a primeira mulher chefe de Governo da Estônia em janeiro de 2021. Pouco conhecida no cenário internacional antes de 2022, desde o início do conflito ucraniano ela se tornou uma das aliadas mais confiáveis do regime de Kiev e uma das mais duras críticas à Rússia.

Ela também apoiou e promoveu a demolição de monumentos soviéticos na Estônia dedicados a soldados que caíram na luta contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.