Notícias

ONU: 14,5 milhões de crianças não receberam uma única dose de uma vacina essencial em 2023

A agência internacional alerta que a cobertura global de imunização infantil estagnou no ano passado.
ONU: 14,5 milhões de crianças não receberam uma única dose de uma vacina essencial em 2023Gettyimages.ru / Paul Hennessy/SOPA Images/LightRocket

O número de crianças que não receberam uma única dose da vacina DTP, que imuniza contra três doenças bacterianas —difteria, coqueluche e tétano— aumentou no ano passado, de 13,9 milhões em 2022 para 14,5 milhões em 2023, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela ONU.

Segundo dados do Unicef e da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade das crianças não vacinadas vive em 31 países com ambientes frágeis e afetados por conflitos, onde são particularmente vulneráveis a doenças evitáveis devido à interrupção e à falta de acesso a serviços de segurança, nutrição e saúde.

Além disso, a organização internacional alerta que a cobertura global de imunização infantil estagnou no ano passado, e ainda não recuperaram os níveis anteriores á pandemia de covid-19. Em comparação com o nível de 2019, mais de 2,7 milhões de crianças não foram vacinadas ou foram vacinadas de forma incompleta em 2023.