Notícias

Lula: Israel "segue sabotando" o processo de paz em Gaza

No sábado, o Exército israelense lançou um ataque aéreo no enclave palestino que matou 90 pessoas e feriu quase 300.
Lula: Israel "segue sabotando" o processo de paz em GazaLegion-media.ru / Ton Molina/Fotoarena

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, considera que o Governo israelense "continua sabotando" o processo de paz e o cessar-fogo na Faixa de Gaza, conforme escreveu em sua conta oficial na rede social X no domingo.

"O último bombardeio da Faixa de Gaza, no qual centenas de pessoas inocentes foram mortas, é inaceitável", manifestou o mandatário, referindo-se a um ataque aéreo do Exército israelense no sábado na zona humanitária da Al-Mawasi, a noroeste da cidade de Khan Younis, deixou "mais de 90 vítimas fatais e quase 300 feridos em tendas que abrigavam crianças, idosos, mulheres". 

Além disso, enfatizou que é "estarrecedor" que o país judeu continue "punindo coletivamente o povo palestino", e lembrou que dezenas de milhares de pessoas já perderam a vida em sucessivos ataques desde 7 de outubro, muitos deles tendo como alvo áreas humanitárias demarcadas.

"Nós, líderes políticos do mundo democrático, não podemos nos calar diante desse massacre interminável", continua o líder brasileiro. "O cessar-fogo e a paz na região precisam ser prioridades na agenda internacional. Todos os nossos esforços devem estar centrados na garantia da libertação dos reféns israelenses e no fim dos ataques à Faixa de Gaza", concluiu.