Notícias

O que se sabe sobre o autor da tentativa de assassinato contra Donald Trump?

O agressor conseguiu atingir o candidato republicano, que ficou ferido na orelha, além de matar um dos participantes do comício e ferir gravemente outros dois.
O que se sabe sobre o autor da tentativa de assassinato contra Donald Trump?AP / Gene J. Puskar

O FBI emitiu uma comunicado confirmando que o atirador era Thomas Matthew Crooks, um jovem de 20 anos de Bethel Park, uma cidade da Pensilvânia a cerca de 60 quilômetros ao sul de onde o comício estava sendo realizado.

Após o ataque a Trump, Crooks foi baleado por agentes do Serviço Secreto, que encontraram um rifle do tipo AR no local de sua morte.

Anteriormente, foi relatado que o atirador estava a mais de 130 jardas (cerca de 118 metros) do palco onde Trump estava fazendo seu discurso.

A Reuters informa, citando registros de eleitores do estado da Pensilvânia, que o agressor foi registrado como republicano. No entanto, os registros federais de financiamento de campanha mostram que, em janeiro de 2021, Crooks doou 15 dólares para o Progressive Turnout Project, um grupo liberal que incentiva os democratas a votar, por meio da plataforma de doações democratas ActBlue.

De acordo com os registros do tribunal público da Pensilvânia, o atirador não tinha antecedentes criminais. O jovem se graduou na Bethel Park High School em 2022 e até recebeu um "prêmio estrela" de 500 dólares da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências.

As autoridades fecharam todas as estradas que levam à residência da família de Crooks. O pai do atirador, Matthew Crooks, 53 anos, comunicou à CNN que só falará sobre seu filho depois de discutir os eventos com a Polícia.

A Polícia disse que ainda é muito cedo para afirmar que o atirador agiu sozinho. "É muito cedo para dizer. Temos um atirador provisoriamente identificado. Não vamos parar por aí", disse o tenente-coronel George Bevins, da Polícia Estadual da Pensilvânia.

O FBI ainda não identificou o motivo para a tentativa de assassinato. Os investigadores federais disseram que o agressor não estava portando identificação, então eles testaram seu DNA para confirmação biométrica de sua identidade.

  • O atentado ocorreu quando Trump estava discursando a seus apoiadores durante o evento na cidade de Butler. Como resultado, o ex-presidente foi ferido na orelha. A lesão não foi grave e sua vida não corre perigo. No entanto, um dos participantes do comício morreu e duas pessoas estão em estado grave. Enquanto isso, o ataque está sendo investigado como uma tentativa de assassinato.