Notícias

Turquia quer se juntar a um órgão eurasiático liderado pela Rússia e a China

O presidente turco disse que já discutiu a adesão com os líderes de três Estados-membros da organização.
Turquia quer se juntar a um órgão eurasiático liderado pela Rússia e a ChinaGettyimages.ru / TUR Presidency

A Turquia quer entrar para a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) como membro permanente, anunciou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na quinta-feira em uma coletiva de imprensa sobre o resultado da cúpula da OTAN em Washington.

"Nosso objetivo é nos tornarmos um membro permanente da Organização de Cooperação de Xangai, não um observador. Nós já somos observadores. Além disso, a Turquia deve se juntar aos Cinco de Xangai como membro permanente", sublinhou Erdogan, segundo a Agência Anadolu.

Além disso, Erdogan explicou que já havia discutido a participação de seu país na OCX com seus homólogos da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping. "Também me reuni com o presidente do Cazaquistão e pedi o apoio de todos os membros permanentes nessa questão", destacou. 

O anúncio foi feito após a participação do líder turco da cúpula da OCX na semana passada no Cazaquistão. Ancara é atualmente um observador no órgão euroasiático, que inclui China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão, Índia, Paquistão, Irã e Belarus. O principal objetivo da organização é fortalecer a segurança na região, mas não é um bloco militar como a OTAN, da qual a Turquia é membro.

Recentemente, Ancara também anunciou seu desejo de aumentar sua cooperação com o BRICS. O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, visitou a Rússia em junho e participou da reunião de chanceleres do BRICS+. Nesse contexto, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse que Moscou saúda o interesse da Turquia em cooperar com o BRICS.