Notícias

Pelo menos 65 cangurus foram encontrados baleados ou atropelados na Austrália

"É o pior que eu já vi", disse um resgatador de animais selvagens que encontrou cerca de 20 carcaças em um só lugar.
Pelo menos 65 cangurus foram encontrados baleados ou atropelados na AustráliaCrime Stoppers Victoria

As autoridades australianas estão investigando o abate ilegal de pelo menos 65 cangurus encontrados com ferimentos de bala ou atropelados por um veículo no final de junho, informa o Regulador de Conservação do Estado de Victoria. 

Os cangurus foram encontrados espalhados por aproximadamente 190 hectares de terra. Todos os animais haviam sofrido ferimentos fatais por arma de fogo e "lesões traumáticas consistentes com o atropelamento por um veículo", detalhou o órgão regulador, observando que cartuchos de espingarda usados foram encontrados na área.

"Foi muito horrível; eles tinham pernas quebradas e ferimentos de bala. Foi chocante", diz Tania Begg, uma resgatadora de animais selvagens que encontrou de 15 a 20 cangurus mortos em um só lugar no dia 22 de junho. "Eles estavam nas margens das estradas, nos prados, em toda parte; havia um grande número de cangurus", explicou. "É a pior coisa que já vi", sublinhou. 

Pelo menos três cangurus estavam vivos, mas foram submetidos à eutanásia devido à gravidade dos ferimentos. No entanto, os socorristas conseguiram recuperar dois filhotes, que estão sendo tratados em um refúgio de vida selvagem.

Embora os cangurus sejam protegidos na Austrália, não estão em perigo de extinção, portanto, caçadores licenciados podem matá-los na maioria das jurisdições, segundo o programa de caça de cangurus de cada estado. No entanto, em Victoria é ilegal caçar, capturar, destruir, ferir ou interferir na vida selvagem, de modo que cada infração pode implicar uma pena máxima de seis meses de prisão ou uma multa de quase 10.000 dólares australianos, o equivalente a cerca de 6.800 dólares norte-americanos.