Notícias

Erdogan: Não haverá cooperação entre a OTAN e Israel até que haja paz na Palestina

Presidente turco acusou Israel de cometer "atrocidades" em Gaza e pediu aos países membros da OTAN que aumentem a pressão sobre o país para garantir um cessar-fogo.
Erdogan: Não haverá cooperação entre a OTAN e Israel até que haja paz na PalestinaAP / Stephanie Scarbrough

A Turquia não aprovará nenhuma opção de cooperação da OTAN com Israel por causa de suas ações na Faixa de Gaza e seu comportamento no cenário internacional, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan na quinta-feira.

Embora não seja membro do bloco militar liderado pelos EUA, Israel mantém relações com Washington como um importante aliado não pertencente à OTAN.

"Não é possível que o Governo israelense, que pisoteou os valores fundamentais de nossa aliança, continue sua relação de parceria com a OTAN", disse em uma coletiva de imprensa após participar da cúpula da Aliança do Atlântico Norte em Washington, acrescentando que as tentativas de cooperar com Israel dentro da aliança são "inaceitáveis".

Na ocasião, acusou Israel de cometer "atrocidades" em Gaza e afirmou que o Governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, colocou em risco seu próprio povo e a região em geral com "políticas expansionistas e imprudentes".

"Até que uma paz abrangente e sustentável seja estabelecida na Palestina, as tentativas de cooperar com Israel dentro da OTAN não serão aprovadas pela Turquia", disse. Além disso, instou os países membros a aumentar a pressão sobre o Governo israelense para garantir um cessar-fogo e a entrega ininterrupta de ajuda humanitária ao povo de Gaza.