Notícias

Cuba abre mercado para importações de produtos brasileiros

Enquanto isso, o Brasil registrou o melhor semestre da história do comércio exterior para o agronegócio, realizando 160 aberturas em 54 países desde 2023.
Cuba abre mercado para importações de produtos brasileirosGettyimages.ru / rparobe

O Brasil recebeu uma autorização do Governo cubano para exportar quatro produtos a Cuba, dentre os quais se encontram ovos e ovoprodutos, pescados extrativos e seus derivados, gelatina e colágeno, e pescados de cultivo e derivados, informou na quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores.

Em 2023, o Brasil exportou 195 milhões de dólares em produtos agropecuários para Cuba, e espera-se que a abertura do novo mercado cubano intensifique ainda o aumento do fluxo comercial entre os dois países latino-americanos. 

Segundo o comunicado, tal resultado é um "fruto do trabalho conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)".

Portanto, essa decisão marca a 82ª abertura de mercado para o Brasil em 2024, totalizando 160 aberturas em 54 países diferentes desde o início do ano passado.

Anteriormente, o MAPA também informou que o Brasil bateu um recorde de aberturas de mercados no primeiro semestre do ano corrente, o que marcou o melhor semestre da história do comércio exterior para o agronegócio.