Notícias

Chancelaria brasileira afirma que Brasil convidará Putin para a cúpula do G20

O Brasil enviará em breve convites para a cúpula do G20, inclusive para o presidente russo, Vladimir Putin.
Chancelaria brasileira afirma que Brasil convidará Putin para a cúpula do G20g20.rio

As autoridades brasileiras enviarão em breve convites aos chefes de Estado para a cúpula do G20, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse à RIA Novosti o chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Joel Souza Pinto Sampaio.

"Nas próximas semanas, os convites serão enviados a todos os chefes dos Estados participantes", revelou Sampaio.

O Brasil assume a presidência do G20 a partir de 1º de dezembro de 2023. A cúpula final será realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

Putin, por sua vez, disse em 5 de junho durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF-2024) que sua participação presencial na cúpula do G20 dependeria da situação no país e da situação global em geral. O líder russo não descartou sua presença no evento, afirmando que a Rússia está trabalhando e continuará trabalhando no formato do G20.

Anteriormente, o jornal Folha de S.Paulo informou que o Governo brasileiro está trabalhando para tornar possível a visita do presidente russo, Vladimir Putin, à cúpula do G20 no Rio de Janeiro, mesmo ele sendo alvo de um mandado de "prisão", emitido pelo Tribunal Penal Internacional.