Parlamentar russa revela o suposto surgimento de um sistema de pagamento digital do BRICS
A presidente do Conselho da Federação (a Câmara Alta do Parlamento russo), Valentina Matvienko, afirmou que pode ser criada uma plataforma de pagamento digital multilateral do BRICS.
"O Ministério das Finanças e o Banco Central da Rússia, juntamente com os parceiros do grupo, estão preparando um relatório para os líderes dos BRICS sobre a melhoria do sistema monetário e financeiro internacional, que conterá uma lista de iniciativas e recomendações", manifestou Matvienko citada pela RIA Novosti, nesta sexta-feira.
Segundo ela, isso pode resultar na criação de uma plataforma de pagamento e liquidação digital multilateral BRICS Bridge, que ajudará a aproximar os mercados financeiros dos Estados-membros do grupo e aumentar o volume de negócios do comércio mútuo.
As declarações foram feitas durante o 10º Fórum Parlamentar do BRICS que está sendo realizado nos dias 11 e 12 de julho na cidade russa de São Petersburgo.
A presidente da Câmara Alta do Parlamento russo destacou que podem ser usadas moedas digitais dos bancos centrais dos países do grupo, cuja taxa estará vinculada ao valor das moedas nacionais.
"Além disso, essa plataforma digital de liquidação e pagamento será descentralizada, e nenhum participante poderá restringir as ações dos demais", afirmou a parlamentar, acrescentando que, se a iniciativa proposta pela Rússia for aprovada, será necessário coordenar o trabalho legislativo dos países do BRICS sobre a introdução de uma moeda digital nacional e seu uso.