Morrem mais de 70 baleias encalhadas na Escócia

O incidente é considerado o maior em relação ao número de mortes dos animais desde 1995.

Mais de 70 baleias-piloto foram mortas após encalhar na praia de Tresness, na ilha de Sanday, na Escócia, na quinta-feira.

Esse foi um dos maiores incidentes de encalhe massivos no Reino Unido nos últimos tempos, informam as mídias.

Segundo a organização British Divers Marine Life Rescue, os socorristas encontraram cerca de 77 dos animais em terra, que aparentemente já estavam em lá há várias horas. Apenas 12 deles ainda estavam vivos naquele momento. 

No entanto, a organização anunciou posteriormente que os animais sobreviventes tiveram que ser sacrificados por conta das suas condições de saúde.

"Lamentavelmente, as 12 baleias-piloto restantes foram sacrificadas devido à deterioração de suas condições por causa das muitas horas passadas encalhadas na praia, resultando em ferimentos por esmagamento devido ao seu próprio peso e à alta probabilidade de terem inalado água na maré alta", diz o comunicado.

O encalhe ocorreu quase exatamente um ano depois de um incidente semelhante na Ilha de Lewis, envolvendo 55 baleias-piloto, das quais apenas uma sobreviveu.

Até o momento, os cientistas não conseguiram dizer exatamente o motivo das baleias terem encalhado ou a razão do número de encalhes ao longo da costa britânica estar aumentando. Para estabelecer a possível causa do incidente, serão realizadas autópsias.