Prefeito de Kiev alerta sobre o autoritarismo na Ucrânia
A Ucrânia está se dirigindo em uma direção errada, tornando-se cada vez mais autocrática, disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klichko, em um encontro com os jornalistas da edição Globe and Mail.
Segundo ele, há 23 meses os principais canais ucranianos transmitem o programa televisivo "Edinie Novosti" (Notícias Unidas), que não dá espaço para dissidências, exercendo pressão sobre os jornalistas que criticam Vladimir Zelensky e a sua administração.
"Não posso dizer que o movimento que estamos observando agora seja democrático. Ele tem cheiro de verticalidade e de autoritarismo", afirmou.
O prefeito ucraniano considera que a raiz dessa situação é a "relutância de algumas pessoas", as quais os nomes ele não pode revelar, que querem que tudo seja "centralizado", causando preocupações não apenas dentro da Ucrânia, mas também nos países ocidentais.
"Os prefeitos e chefes das comunidades são eleitos pelos cidadãos, que por sua vez são substituídos por quem é escolhido pelas autoridades vigentes", salientou.